Mais de três meses depois de ter encomendado, incluindo mais de mês e meio aos trambolhões na FedEx, tenho finalmente esta edição definitiva (se não contarmos com a futura UHQR em disco duplo de 45rpm) de Kind of Blue de Miles Davis. Não sou apreciador da embalagem, que entendo como ajuda na justificação do alto preço do disco. Preferia pagar menos 10% e receber apenas a capa dupla de alta qualidade incluída no interior.
É o disco de jazz mais vendido de sempre, o que parece ser extrapolado por aparentemente toda a gente ter múltiplas cópias do mesmo, sempre em busca da melhor qualidade sonora e das pequenas diferenças que o justifiquem. Eu tenho cinco, incluindo dois desta versão. Uma delas, absolutamente inaceitável de ruído, mais uma coisa que não entendo, estando agora no processo de receber um substituto.
Sobre o disco e da sua espantosa genialidade de improvisão, incluindo três músicas gravadas num único take, já tudo foi dito. Sobre o som, é de tal forma inacreditável que é como ouvir o disco pela primeira vez. Se excluirmos o completismo de querer ter a edição de 45rpm, pode-se dizer sem sombra para qualquer dúvida que a busca terminou. Fosse assim gravado, produzido e fabricado todo o vinil.
Comprar na Acoustics Sounds (se vier sozinho, é disco para chegar cá a custar no total uns 175,00€).