O paper (artigo científico) que descreve o que se tornaria o Bitcoin de hoje, Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System, foi assinado por Satoshi Nakamoto, compreensivelmente um pseudónimo que protegesse o autor de ameaças ou retaliações, designadamente por parte de governos de países pouco dados a perder o controle da moeda. Se acham isso um exagero, investiguem o que aconteceu a Julian Assange às mãos do governo americano e principalmente (e como habitualmente, do governo inglês). Uma história de terror, por ter mostrado a verdade ao mundo.
O mais provável é que este paper tenha sido o trabalho de um colectivo de Cypherpunks, do qual fariam parte Tim May, Eric Hughes, John Gilmore, Hal Finney, Nick Szabo, Wei Dai, Adam Back, Bram Cohen, Julian Assange e David Chaum (precursor). Poderá ter sido o caso que apesar de colectivo, o paper teria de ser escrito por alguém e a minha opinião é que foi escrito por Adam Back que é o único que cumpre três critérios fundamentais: pertence ao grupo, é inglês e outros papers da sua autoria utilizam dois espaços após o ponto final.
Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System, utiliza grafia inglesa (behaviour”, “organise”, “initialise”…) e dois espaços depois do ponto (um padrão do LaTeX, mas mais nenhum do grupo o utilizou antes ou depois).